Apesar de ser uma fórmula que faz parte do faturamento diário das empresas, a margem de contribuição (MC) ainda gera muitas dúvidas. Afinal de contas, como calcular e avaliar esse indicador?
Mas afinal, porque é importante avaliar a margem de contribuição?
A margem de contribuição é um dos indicadores mais importantes para qualquer empresa. Independentemente do porte.
Isso porque, é ela que irá indicar se a receita gerada com a venda de produtos/serviços é suficiente para cobrir as despesas e custos, e ainda por cima gerar lucro. Esse é um dos dados necessários para indicar a saúde do seu empreendimento.
É através dela que é possível determinar o Ponto de Equilíbrio (PE) do seu negócio. Esse indicador irá mostrar quanto a sua empresa faturar para “empatar as contas”.
Como calcular a margem de contribuição?
Para calcular a margem de contribuição, você precisa usar uma fórmula simples. Confira ela abaixo:
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos + Despesas)
Vamos supor que a sua empresa teve um valor total de vendas de R$ 5.500. por sua vez, os custos foram de R$ 1.500 e as despesas de R$ 1.000.
A fórmula ficaria da seguinte maneira:
Margem de Contribuição = 5500 – (1500 + 1000)
Margem de Contribuição = 5500 – 2500
Margem de Contribuição = 3000
Ou seja, a Margem Líquida foi de R$ 3.000.
O que acaba dificultando esse cálculo para muitas empresas é identificar os custos e despesas. Apesar de muita gente achar que eles represam a mesma coisa, na verdade esses indicadores são totalmente distintos.
Qual a diferença de custos e despesas
Saber a diferença dos custos e despesas é indispensável tanto para calcular a margem de contribuição, como, também, para organizar as finanças do empreendimento.
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Custos
Os custos nada mais são do que todos os gastos feitos para produzir o produto ou serviço. Ou seja, é tudo aquilo que a empresa essencialmente necessita para sua produção.
Entre eles estão:
- Mão de obra;
- Matéria-prima;
- Água;
- Luz;
Dentro dessa categoria ainda existem outras duas. Custos variáveis e custos fixos.
Os custos variáveis são aqueles que os preços podem alterar mês a mês (impostos, insumos, comissões de vendedores entre outros) dependendo do nível de atividade do seu negócio. Já os custos fixos são aqueles que não sofrem alterações (manutenção e aluguel de equipamentos, embalagens, salário dos colaboradores da produção entre outros).
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Despesas
As despesas, por sua vez, é tudo aquilo relacionado a manutenção da infraestrutura da empresa, mas, que não possui ligação com a produção:
- Telefonia;
- Internet;
- Estratégias de marketing;
- Salários administrativos.
Assim como os custos, elas também podem ser separadas em despesas fixas e variáveis.
Ainda existe uma terceira categoria que pode englobar esses dois grupos. São os gastos, que é tudo aquilo que a empresa acabou gastando, mas que não estava previsto.
Para conseguir calcular e avaliar a sua margem de contribuição, antes de qualquer coisa faça a classificação de gastos e despesas. Também não deixe de usar um software de gestão para reunir esses dados e facilitar o cálculo.
Ficou com alguma dúvida sobre esse indicador? Aproveite para deixá-la nos comentários.