Nas distribuidoras existe uma grande insegurança sobre o roubo de cargas. Principalmente quando as entregas estão sobre o controle das transportadoras terceirizadas, as embarcadoras não tem controle sobre a segurança das mercadorias. Por isso, elas precisam confiar na sorte e no planejamento da transportadora escolhida para realizar aquela entrega.
Infelizmente, o modal rodoviário é muito propenso aos crimes que trazem cada dia mais prejuízo para transportadores e distribuidores. Estes crimes se tornaram um problema chave que precisa de uma solução imediata para o planejamento logístico.
Sabendo dos desafios enfrentados pelas distribuidoras e da insegurança presente nessa etapa do processo, nossa equipe criou este conteúdo. Vamos tratar do tema e te mostrar como é possível prevenir essas situações na sua distribuidora. Vem com a gente!
Estatística de Roubo de Cargas no Brasil
O roubo de cargas é uma preocupação crescente no Brasil. Em 2018, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) divulgou um levantamento mostrando que, no Brasil, houve um aumento de 42% nos últimos 4 anos neste tipo de crime.
A pesquisa ainda mostra que o Brasil está entre os 6 países que mais tem cargas furtadas durante as entregas. Os estados com a maior taxa de ocorrências são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com cerca de 81% das incidências.
Dentro das estatísticas estão os desafios que tiram o sono de distribuidores do Brasil.
Dores de Cabeça da Distribuidora com o Roubo de Cargas
Prejuízo com a Mercadoria
Por mais que as transportadoras muitas vezes sejam responsabilizadas pela compensação das cargas, existem muitos prejuízos para a distribuidora. Se o custo das mercadorias for muito elevado, surge a possibilidade da transportadora não conseguir arcar totalmente com o valor da carga furtada.
Descumprimento dos Prazos
Quando uma carga é furtada, uma das primeiras consequências geradas é o atraso na entrega para o cliente final. Principalmente no ramo medicamentos, onde existe mais urgência nas entregas, a criticidade do erro aumenta, trazendo uma imagem negativa da distribuidora.
Diminuição da Confiança do Cliente Final
Às vezes, o cliente final pode não entender os motivos pela mercadoria não ter sido entregue. Mesmo que a responsabilidade pelo furto não seja da distribuidora, ela acaba passando uma imagem negativa para o cliente. Quanto mais desafios enfrentados com o furto de cargas, menos confiança do cliente final na sua distribuidora.
Como uma distribuidora pode se prevenir contra o furto de cargas?
Assim como uma transportadora é diretamente ligada a segurança das cargas, uma distribuidora também precisa controlar o processo anterior à entrega. Ela pode fazer isso escolhendo as melhores opções para que a entrega seja realizada da forma mais segura possível, tomando algumas medidas preventivas para ajudar a evitar o furto de cargas. Confira as dicas:
Sempre feche contratos com transportadoras que ofereçam seguro de cargas
Esse é um ponto primordial para fazer com que a sua distribuidora fique mais tranquila em relação às entregas das transportadoras terceirizadas. Caso aconteça algum roubo da carga, a sua empresa estará segura e terá o valor das mercadorias ressarcido. Isso é essencial para garantir que a distribuidora não tenha tantos prejuízos.
Faça o acompanhamento das cargas por meio de softwares
Acompanhar a rota das suas mercadorias com o monitoramento logístico também vai te permitir um maior controle sobre as entregas. Por mais que não seja uma maneira de prevenção, vai te trazer mais oportunidades para corrigir o processo caso a carga seja furtada, já que a maioria dos softwares apresenta informação em tempo real sobre a entrega.
Pesquise antes de contratar uma transportadora online
Muitos furtos de cargas estão mais propensos a acontecer quando uma transportadora não planeja corretamente a operação. No caso da contratação de transportadora pela internet, é possível que as embarcadoras deixem alguns detalhes de lado. Por isso, não se esqueça de buscar recomendações sobre a transportadora escolhida e conferir se ela possui seguro de cargas, se as rotas são planejadas de forma segura e se os motoristas são devidamente treinados para essas situações de risco.
Caso a carga seja furtada, como proceder?
Se mesmo cumprindo estas dicas a sua carga é furtada, é preciso que você esteja atento às medidas que devem ser tomadas pela sua distribuidora e cobradas da transportadora terceirizada:
Comunicação Imediata
Exija que após o roubo de uma carga a transportadora comunique imediatamente à sua distribuidora. Assim, é possível entrar em contato com o cliente final, avisar sobre o acontecimento e tomar outras medidas cabíveis.
Acionamento do Seguro
Aqui está a importância do seguro de cargas para uma distribuidora. Caso a carga seja furtada, a transportadora terceirizada deve acionar o seguro imediatamente para que o ressarcimento da distribuidora aconteça de forma rápida.
Boletim de Ocorrência
Acompanhe a criação do boletim de ocorrência para que o crime seja registrado na justiça. Assim, se a carga for encontrada, um boletim de ocorrência será parte da garantia de que ela poderá ser devolvida.
Agora você já sabe a importância do acompanhamento das cargas e as medidas que devem ser tomadas caso elas sejam furtadas! Comente aqui embaixo a sua opinião sobre o assunto.
Continue acompanhando o nosso blog e conheça mais dicas sobre o mundo logístico.