A Logística 4.0 está se desenvolvendo cada vez mais, não só no vocabulário, mas sim nas ações de muitas empresas do ramo. Quem conhece o termo está tentando se adaptar à nova realidade, afinal, é muito importante ganhar destaque diante dos concorrentes e ainda mudar os processos da empresa para torná-los mais eficientes.
Mas o ponto primordial é: a sua transportadora já conhece a Logística 4.0? Se não conhece, está na hora de trazê-la para dentro das suas operações! Venha com o Azapfy entender os conceitos iniciais e como essa transformação vai beneficiar você!
Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial
Primeiramente, é necessário entender os conceitos que são a influência da Logística 4.0: Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial.
Se você só se lembra de Revolução Industrial nas aulas de história, saiba que o conceito é muito maior do que isso. Inclusive, nós já passamos pela Indústria 1.0 (a criação das máquinas), Indústria 2.0 (produção em massa com eletricidade), Indústria 3.0 (computadores e automação) e estamos vivendo agora a Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0!
Esse termo se refere a todas as transformações operacionais que estão acontecendo nos processos industriais de uma forma totalmente inovadora, principalmente com o uso da tecnologia robótica e com pouca participação da mão de obra humana. São transformações de produção, comunicação, desenvolvimento, logística, organização e muitos outros.
Mas qual a relação entre Indústria 4.0 e Logística 4.0?
Assim como a evolução da indústria tem fases, a logística também passou por elas, afinal, a logística evoluiu junto com o crescimento da indústria.
E então, chegamos à Logística 4.0!
O que é a Logística 4.0?
É o termo que especifica as transformações tecnológicas no ramo logístico. Assim como na Indústria 4.0, a Logística 4.0 não é apenas uma denominação que está em um futuro distante: na verdade, expressa a nossa fase atual de evolução!
Essa nova fase se trata da automação quase ou completa das atividades logísticas, usando a robótica, softwares e outras soluções tecnológicas que otimizam a operação.
Suas principais mudanças operacionais são:
Tecnologia Robótica
A maioria dos processos tradicionais estão sendo substituídos por tecnologia robótica, ou seja, as máquinas são as principais responsáveis pela produção e gerenciamento.
Redução da Mão de Obra Humana
Com a maioria dos processos sendo automatizados, a mão de obra humana é substituída por outros sistemas. Na maioria deles, não é necessário o uso a intervenção humana.
Qualidade e Eficiência na Produção em Massa
A tecnologia da Logística 4.0 possibilita mais agilidade, qualidade e eficiência para a produção e para o desenvolvimento, mesmo em grandes quantidades.
Como Isso Impacta Positivamente nas Empresas?
O ponto chave dessa nova fase da logística é melhorar os resultados das empresas. A logística 4.0 traz mais:
- Eficiência
- Agilidade
- Economia
- Produtividade
- Facilidade
- Análises Assertivas
- Soluções Integradas
- Segurança Operacional
Como a sua Transportadora Pode se Preparar para Essa Mudança?
As transportadoras não podem ter medo da nova realidade. Na verdade, a Logística 4.0 veio para somar e fazer com que tudo seja realizado da forma mais simples possível!
Porém, é necessário que a transportadora esteja pronta para receber essas mudanças. Saiba como:
1 – Pesquise as Soluções
No mercado, você vai encontrar diversas soluções e maneiras de levar a sua transportadora à logística 4.0. Por isso, pesquisar as melhores soluções é essencial para evitar que a sua escolha seja na verdade um gasto sem fundamento. Essa pesquisa vai ser ainda mais fácil se você mapear os principais desafios da sua transportadora e puder começar por eles.
2 – Analise o Seu Orçamento
Trazer a logística 4.0 para a sua transportadora pode trazer alguns custos altos. Softwares e tecnologia robótica nem sempre têm valores baixos, mas sem dúvidas o custo benefício vai valer a pena pelos resultados que aparecerão na sua transportadora.
3 – Prepare os Funcionários
Principalmente em empresas mais tradicionais, ainda existe muita resistência para trazer a tecnologia para as atividades. Por isso, é essencial os funcionários tenham mais informações sobre as mudanças dos processos dentro da sua transportadora.
Além disso, no momento de implantação dos novos sistemas e equipamentos não se esqueça de treinar os funcionários e fazê-los entender exatamente como eles funcionam! E tenha paciência, pode ser que alguns necessitem de um tempo a mais para aprender.
E aí, pronto para dar um novo passo e trazer a Logística 4.0 para a sua transportadora? Comente aqui embaixo a sua opinião sobre essa transformação!
Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog e conheça as melhores dicas para tornar a sua transportadora em referência logística.
Abraços, e até a próxima!